4 DICAS INFALÍVEIS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM O SEU TIME DE VENDAS!

O executivo da área comercial da cadeia de suprimentos, cada vez mais, tem o desafio da barreira geográfica a superar quando se fala de comunicação com o time de vendas. E quanto maior é o time, e mais espalhado está, mais difícil fica. Isso não é novidade! O que nós queremos contar para você é sobre como é possível aproveitar melhor as soluções que a sua empresa já possui, ou deseja possuir, para melhorar o processo de comunicação. A tecnologia tornou-se parte essencial neste processo, com novos recursos tornou-se colaborativa!

Veja o caso do Paulo, diretor comercial de uma grande indústria de biscoitos. O Paulo gerencia 600 pontos de venda (PDV) e seu time que é composto por 30 vendedores e mais 20 representantes comerciais, atuando no autosserviço.

A empresa em que o Paulo trabalha usa uma solução de visibilidade do ponto de venda, e ele descobriu que esse software é uma excelente ferramenta no apoio à comunicação com o seu time. Confira as dicas infalíveis que o Paulo tem para que você também possa aproveitar melhor essa ferramenta para melhorar a comunicação e os resultados junto com o seu time comercial.

#1 Capacite – O primeiro passo é ter a equipe bem treinada na solução de visibilidade em todos os níveis. Quanto mais conhecerem, mais poderá ser feito. A partir do momento que o time entende bem os recursos disponíveis, passa a ser mais uma ferramenta de trabalho indispensável, assim como celular ou o carro. Visibilidade é um super instrumento no apoio à vendas!

#2 Planeje – Feita a capacitação, o planejamento fica muito mais simples. Primeiro porque, com uma boa solução voltada para a visibilidade, o planejamento passa a ser feito baseado no histórico dos períodos anteriores, ou seja, é o seu retrovisor. Essas informações são compartilhadas com o seu time, a partir daí, vários desdobramentos são feitos como acompanhamento da performance de venda no varejo de forma rápida. Para o planejamento alguns recursos da solução de visibilidade podem ser usados:

? Jornal de vendas, que permite comparação de tendência de venda dos itens por loja e rede, visão detalhada e gráfica da evolução de vendas e consolidado.
? Jornal de ruptura, que permite a visualização dos índices de ruptura e estoques virtuais de cada item e avaliação comparativa entre as ocorrências.

#3 Mantenha os dados de desempenho sempre compartilhados – Por meio de um software colaborativo de visibilidade, o time de vendas pode acessar os dados de onde estiver e de qualquer dispositivo móvel – celular, tablet, notebook. Todas as informações na palma da mão, e melhor, dados diários e focados na atividade, acompanhando o desempenho de cada item e extração de dados do PDV.

#4– Dê feedbacks – Feedback sempre foi importante. Bom mesmo, é quando o feedback acontece com o acompanhamento dos resultados e performance nas mãos. Por isso, pautar a conversa nos indicadores, sempre ajuda a vender mais. Estabelecer indicadores para medir a equipe é promover o bom uso do sistema. Por exemplo, a comissão dos vendedores é influenciada pelo índice de ruptura nas lojas. O executivo comercial faz os follow ups periódicos para que equipe possa trazer melhores resultados com base nas informações disponíveis na solução de visibilidade.

É possível trabalhar a comunicação interna por meio da própria solução de visibilidade. O time comercial se beneficia com o acesso fácil às informações para todos os níveis, gerenciais ou analíticos. Ter nas mãos os relatórios e números do andamento do time em relação às vendas torna os desafios mais simples. Com essas quatro dicas infalíveis, você viu que com as informações certas na velocidade certa, o grande ganho é vender mais! E você, executivo de vendas, passa a ter mais atuação como um líder orientador melhorando o desempenho da turma porque tem a informação total nas mãos!

Você também quer evoluir a comunicação com seu time de vendas por meio da solução específica para o seu negócio? Clique aqui!

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais