Como melhorar o indicador de ruptura?

O indicador de ruptura mostra a porcentagem de produtos em falta em relação ao total de itens de uma loja. Essa falta de produtos na cadeia de suprimentos impacta os consumidores, que deixam de comprar o produto porque o mesmo não está na gôndola. Perde a indústria, perde o varejo e perde o consumidor final. Para evitar o cenário, a recomendação é que a indústria e o varejo unam forças. Assim, fazem em um trabalho colaborativo para reduzir ao máximo a ruptura no varejo.  Mas como garantir a presença dos produtos na prateleira?

Boas práticas para melhorar o indicador de ruptura

Existem boas práticas e tecnologias para gerenciar o indicador de ruptura. Com o apoio de uma boa solução tecnológica de gestão da cadeia de suprimentos, é possível tomar ações para evitar a falta de produtos.

Nível de estoque

Uma das ações é o monitoramento do nível de estoque dos produtos da indústria no varejo. Por meio de relatórios de reposição de estoque, é possível saber de imediato quais produtos são os mais consumidos, qual loja mais vende determinado item e qual a cobertura de estoque. Como resultado, você identifica com antecedência uma possível falta de produto na gôndola do ponto de venda. Dessa forma, consegue propor ao varejista a reposição do produto em tempo hábil, sem causar a ruptura e sem prejudicar o consumidor final.

Estoque virtual

Uma segunda ação, e de igual importância, é identificar os produtos que estão com estoque virtual. Esse indicador que mostra a diferença entre o número de produtos que consta no sistema de informações da loja e a quantidade que, fisicamente, está disponível para venda ao consumidor. No relatório de reposição de estoques é possível destacar os itens que possuem estoque virtual. Por consequência, tomar ações focadas nesses produtos – como entregar o relatório ao promotor de vendas da indústria que está presente no varejo para checar se há estoque disponível para esses produtos no fundo da loja.

Contagem do  estoque físico

A terceira ação é motivar dentro do varejo a contagem de estoque físico dos itens marcados com estoque virtual, e ajustar a quantidade no sistema de gestão de estoques. O promotor de vendas pode ter uma ação proativa na contagem dos itens em gôndola, e assim promover o ajuste de forma colaborativa.

Para somar ainda mais na gestão dos indicadores de ruptura, é importante ter relatórios que mostrem a tendência dos indicadores de ruptura por região e por loja. Com estes dados em mãos é possível monitorar se as ações tomadas estão gerando efeito. E, assim direcionar, de forma colaborativa com o varejo, as ações para lojas onde a ruptura é maior. Para apoiar a tomada de decisão do responsável pelo abastecimento na loja, o ideal é utilizar um relatório diário com os principais casos de ruptura por produto e por loja.

A tecnologia aplicada a boas soluções de gestão da cadeia de suprimentos aliada ao comportamento colaborativo ajuda a melhorar de forma fenomenal os indicadores de ruptura na cadeia. Com ações preventivas e em tempo hábil, é possível manter o produto nas prateleiras com pouco esforço. Com isso, gera ganhos para a indústria, para o varejo e para o consumidor final.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como vender mais usando a metologia de SPIN Selling?
Como vender mais usando a metologia de SPIN Selling?

Saiba mais sobre a técnica SPIN Selling e como ela pode transformar os resultados do seu time de vendas Saiba mais

5 dicas para a indústria aumentar as vendas usando dados de sell-out
5 dicas para a indústria aumentar as vendas usando dados de sell-out

Por que usar dados de sell-out para aumentar as vendas garante mais lucratividade em um mercado em constante transformação Saiba mais

O que é Joint Business Plan (JBP) e como ele otimiza a relação indústria e varejo?
O que é Joint Business Plan (JBP) e como ele otimiza a relação indústria e varejo?

Entenda como funciona o Joint Business Plan (JBP) e o seu impacto para fortalecer uma parceria estratégica entre indústria e... Saiba mais

Como a indústria pode utilizar tecnologia para inteligência de mercado?
Como a indústria pode utilizar tecnologia para inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é fundamental para melhorar vendas e aumentar a lucratividade. O bom uso da tecnologia garante resultados... Saiba mais

Experiência do consumidor: por que se tornou tão importante?
Experiência do consumidor: por que se tornou tão importante?

Entenda por que é tão importante investir em uma experiência que vá além de um simples atendimento para atingir clientes... Saiba mais