Dados x Informações: universos distintos e complementares

Atualmente, milhares de empresas utilizam sistemas de gestão empresarial (do inglês ERP, Enterprise Resource Planning) para organizarem as informações em um único local.

A priori, a idéia parece simples: todas as áreas da empresa utilizam o mesmo sistema com intuito de armazenar em um único lugar todas as informações pertinentes à empresa, desde o cadastro de um colaborador até a posição de estoque de suas fábricas no final do dia, com o objetivo de poder usufruir de maneira rápida e eficiente todas essas entradas quando for necessário.

Em uma linha evolutiva ao longo do tempo, podemos identificar claramente 3 grandes gerações:

Na prática, são armazenados milhares de dados por dia, mas quem consegue transformá-los em informações competitivas para seu próprio negócio? Muitas vezes, esses sistemas trazem um enorme benefício e ao mesmo tempo uma grande desvantagem: muitos dados armazenados, porém como interpretá-los?

A diferenciação entre dado e informação é bem sutil, porém leva a caminhos bem distintos.

Dado é o material bruto que foi gerado por alguém, por exemplo, a inclusão de pedidos de vendas ao longo do mês que um vendedor insere no sistema para atender seus clientes. Informação é a capacidade de analisar os pedidos deste vendedor e conseguir identificar em qual semana do mês ocorreu a maior concentração de vendas, qual a variação de preços e descontos, entre outras. A partir destas análises, podemos chegar à conclusão de que serão necessários investimentos em determinadas áreas para alavancar os negócios da empresa como um todo.

Uma nova geração de softwares, capazes de lidar com essas massas de dados armazenados, aplicarem regras de negócios e proporcionarem de maneira rápida e objetiva estas análises passam a ser relevantes nos dias de hoje, onde decisões devem ser tomadas em um curto espaço de tempo e ao mesmo tempo tragam retornos significativos para as empresas.

A aquisição de tais plataformas se torna cada vez mais relevante para as empresas que buscam resultados expressivos em seus negócios. Quer um termômetro?

3 indicativos que sua empresa possui mais dados do que informações:
• Planilhas intermináveis e de difícil interpretação
• Baixa confiabilidade nas informações (cada área trabalha com um número)
• Trabalho operacional excessivo (extração, lapidação dos dados, etc)

Caso você se depare com esta situação constantemente em sua empresa, coloque em pauta esta discussão.

Até a próxima!

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais