Do consumo à reposição, a NeoGrid  sincroniza a cadeia de suprimentos de ponta a ponta… mas o que quer dizer isto?

Ao comprar um produto em uma loja, você já se perguntou como ele chegou lá? Ou quando e como será feito o reabastecimento? A compra feita por um consumidor é um dos passos mais importantes de um grande ciclo, afetando toda a cadeia de suprimentos.

Esse ciclo inicia-se com os produtos sendo introduzidos no mercado, ao serem apresentados e ativados nos varejos. Então, os varejos começam a enviar pedidos desses produtos, baseados no consumo, disparando assim a produção na indústria. Esse processo é ainda maior, se considerarmos os produtores de matéria prima, transportadores e outros participantes do ciclo, que também têm produtos, transacionam pedidos e trocam outras informações entre si.

A partir das vendas realizadas pelas indústrias ou pelos distribuidores, são iniciados os processos fiscais, financeiros e logísticos.  O governo precisa validar as informações de notas fiscais, para permitir que a mercadoria seja despachada.  Esta nota, por sua vez, precisa ser disponibilizada e armazenada tanto pelo lado vendedor quanto pelo comprador.  A partir da validação do governo, inicia-se o processo de emissão de cobrança, transporte e entrega da mercadoria.

Um dos maiores desafios que vem logo em seguida para a indústria, é saber o que e quanto produzir e repor, ou seja, os gestores precisam planejar e ter assertividade na produção, mas também nas compras e ações de venda, distribuição e reposição. E para isso, ter visibilidade dos pontos de consumo se torna crucial.  Quem compra o produto no final é o consumidor, e enquanto ele não comprar, ninguém vendeu! Com a demanda em mente e a gestão adequada, é possível ter altos níveis de maturidade e colaboração entre as empresas, chegando até a reposição automatizada de estoques nas lojas. Essas práticas buscam garantir disponibilidade dos produtos, porém sem excessos de estoques.

Enquanto isso, os varejos também precisam comprar e distribuir seus produtos nas melhores condições e se adequando a diferentes necessidades. Neste processo temos cotações com dezenas de fornecedores ao mesmo tempo, envolvendo vários tipos de leilões reversos, sugestões de cenários para melhor decisão de compra e por fim a troca automatizada de mensagens e documentos entre parceiros de negócios.

A NeoGrid sincroniza e suporta todos esses processos e transações, permitindo às empresas:

  • Lançar produtos no varejo,por meio do NeoGrid Datasync;
  • Enviar e receber pedidos e outras informações,por meio do NeoGrid EDI;
  • Emitir, receber, validar e publicar informações fiscais,por meio do NeoGrid NF-e e CT-e;
  • Realizar cobranças, transporte e entrega de mercadorias,por meio do NeoGrid Financeiro e Logístico;
  • Ter visibilidade dos pontos de consumo,por meio do NeoGrid RI/DI ou Radar da Ruptura;
  • Planejar e realizar vendas, operações, distribuição e reposição,por meio do NeoGrid DRP, S&OP e VMI;
  • Realizar cotações, leilões e compras,oferecendo e-Sourcing.

Ao cobrir todo esse ciclo da cadeia de suprimentos, a NeoGrid oferece uma plataforma exclusiva e completa de Supply Chain Management (SCM) que, em um único ponto, conecta milhares de empresas, suportando os processos e as transações da cadeia de suprimentos, desde a fabricação de um produto até o consumo final e sua reposição, trazendo eficiência e valor à de ponta a ponta, na velocidade do consumo.

NeoGrid. A maior rede B2B do Brasil!

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais