Gestão de categoria sob a ótica dos estoques

Diversos estudos ressaltam que baseado no seu perfil de consumo, os produtos dentro de um varejo podem ser divididos em quatro principais grupos, classificando-os como categorias, são elas:

Categoria destino
Compreendem os produtos que realmente fazem o consumidor dirigir-se até o varejo, são normalmente os produtos que aparecem nos tabloides dos varejos e com bons descontos, a fim de convencer o shopper a visitar tal varejo e não o do seu concorrente. Normalmente apresentam baixas taxas de lucratividade.

Categoria rotina
Essa categoria tem por finalidade completar a compra do consumidor, e já fazem parte do consumo periódico. Normalmente representam mais da metade do faturamento de um varejo.

Categoria ocasional
Representa os produtos que são comprados para atender uma necessidade especifica, e que provavelmente nunca vão fazer parte da rotina do consumidor.

Categoria conveniência
São produtos que não tiveram por parte do shopper uma pré-análise para a compra, ou seja, são as famosas compras por impulso. Normalmente não apresentam preços muito baixos.
Com esses conceitos em mente, podemos fazer uma análise mais apurada sobre a boa saúde dos estoques de um varejo.

Como vimos acima, produtos da categoria destino são responsáveis por levar os compradores até o varejo, logo uma ruptura de estoque em algum desses produtos pode representar a perda da venda direta desse produto e ainda a venda indireta de diversos outros produtos, ou mesmo fazer com que o consumidor dirija-se para o varejo concorrente.

Devemos ter em mente que a boa gestão dos estoques vai além de verificar as unidades de produtos presentes no seu estoque. É preciso verificar a qualidade desses estoques, qual o potencial de lucratividade que ele pode lhe gerar, e por fim se ele está de acordo com os objetivos da empresa.

Uma boa implantação de uma ferramenta de DRP pode auxiliar o varejo a executar uma ótima gestão sobre esses pontos citados, mostrando de forma rápida, os principais ”gaps”, e quais são as ações que o varejo tem que tomar para não deixar seu estabelecimento perder vendas.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais