Mundos Pequenos

Vamos imaginar a seguinte equação: quantos consumidores têm no Brasil? Quantos pontos de venda? Quantos fabricantes de produtos de bens de consumo existem em nosso país? Podemos dizer que o número de conexões entre esses elos é imenso, e que conseguir entender ou mesmo influenciar esse sistema complexo seria muito difícil.

Qual é a melhor estratégia então para introduzir um novo produto no mercado? Quem comanda esse sistema? Como influenciar a cadeia toda de uma só vez?

Todas essas perguntas parecem ser quase impossíveis de serem respondidas, mas uma teoria surge para ajudar; A teoria do “Mundo Pequeno”, originalmente idealizada por Stanley Miligram, e futuramente trabalhada pelos estudiosos Duncan Watts e Steven Strogastz.

A teoria dos mundos pequenos defende que assim como as relações humanas, todos os sistemas inter-relacionais apresentam a fascinante característica de conseguir estabelecer uma relação de um agente qualquer ao outro do sistema com apenas seis conexões, dando assim a sensação que o sistema como um todo é menor do que realmente parece. Aplicando essa teoria nas relações humanas, é possível dizer que eu consigo me conectar com qualquer outra pessoa do mundo usando apenas seis conexões.

E como essa teoria pode ser aplicada ao sistema de consumo?

Segundo o Professor Albert László Barabási, estudioso sobre os sistemas de redes, todos os sistemas obedecem ao mesmo padrão, apresentando em suas estruturas dois tipos distintos de agentes:

Os agentes com poucas conexões são chamados “agentes comuns”, e os agentes com um grande número de conexões são chamados de Hub’s. Segundo Barabási os Hub’s seriam então os responsáveis pelo fenômeno do “Mundo Pequeno”.

Ele defende que qualquer ação realizada com um dos “Hub’s” terá influencia em todo o sistema, podendo até fazer com que ele todo deixe de funcionar, caso um dos “Hub’s” seja retirado.

O segredo está no Hub’s, logo, devemos então identificar quais são os integrantes com o maior número de conexões, estudar seu comportamento, e interagir da melhor forma para que consequentemente os resultados sejam repassados para toda a cadeia.

Se tiver a intenção de introduzir um novo produto, ou uma nova ideia no varejo deve concentrar seus esforços nos Hub’s da indústria, pois são eles que têm o maior número de conexões com os varejos. E se quero vender uma nova ideia para a indústria, deveria agir sobre os Hub’s do Varejo.

Alguns estrategistas podem até dizer que não é a estratégia mais fácil de realizar, mas segundo Barabási, é a mais eficaz.

Se este assunto lhe chamou atenção indico então assistir o filme produzido pela BBC – “Six Degrees of Separation”.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais