O desafio de gerir promoções

A área de Gerenciamento de Promoções é responsável pelo maior faturamento e também pelas perdas de vendas de produtos de uma empresa. Para complicar, a maioria das companhias encontra dificuldade para gerenciar a área, já que é um verdadeiro desafio determinar a lucratividade de eventos e promoções, a concorrência por espaço nas prateleiras e qual o interesse real dos consumidores.

De modo geral, a gestão de promoções é um processo complexo que, em síntese, dá suporte à empresa na integração da estratégia comercial (marketing, vendas, comercial, entre outros), por meio de um direcionamento tático que leva em considerações fatores como canais, mix de produto e planejamento e reposição.

Para ajudar as empresas a encarar esse desafio, alguns fornecedores oferecem soluções de gestão de promoções. A NeoGrid, por exemplo, desenvolve o TPM (Trade Promotion Management), chamado no Brasil de Gestão de Promoção. A ferramenta permite aos usuários o gerenciamento do processo de promoções em paralelo com a ferramenta de planejamento de demanda e reposição – S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) e DRP (Planejamento e Distribuição) –, dentro de um único sistema.

Os dados de TPM, S&OP e DRP ficam disponíveis através da plataforma de nuvem integrada da NeoGrid, que permite a colaboração de toda a organização para que os diversos departamentos da empresa como, marketing, vendas, finanças e planejamento de demanda e reposição possam trabalhar com a mesma informação.

O TPM também faz toda a gestão financeira das promoções, garantindo a visibilidade do retorno sobre investimento – já que esses eventos impactam na previsão de vendas da empresa, como mostra o exemplo do quadro abaixo.

A ferramenta auxilia no controle de resultados da cadeia de suprimentos, o que possibilita:

  • ·Análises comerciais detalhadas de rentabilidade e lucratividade de promoções;
  • ·Gestão de promoção de toda companhia;
  • ·Indicadores qualitativos e quantitativos de promoções.

Para mais informações sobre a solução, acesse a página Gestão de Promoção.

Autor: Bruno Spina, Analista de Pré-Vendas – Planning & Replenishment

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Inteligência de dados: Potencialize seus resultados em datas sazonais
Inteligência de dados: Potencialize seus resultados em datas sazonais

Descubra como a inteligência de dados pode impactar na decisão de compra dos consumidores. Saiba mais

Exemplos de tendências e inovações tecnológicas para 2024
Exemplos de tendências e inovações tecnológicas para 2024

Descubra algumas inovações importantes que vão ajudar a otimizar a operação e trazer mais eficiência à indústria em 2024 O... Saiba mais

Como escolher um sistema de controle de vendas e estoque ideal?
Como escolher um sistema de controle de vendas e estoque ideal?

As melhores dicas para levar em conta ao escolher um sistema de controle de vendas e estoque e ter os... Saiba mais

5 estratégias para ter uma logística inteligente no varejo
5 estratégias para ter uma logística inteligente no varejo

O processo logístico pode ser um dos mais complexos para os varejistas. Entenda como descomplicá-lo nesse post. Saiba mais

Por que é importante basear o planejamento estratégico em dados?
Por que é importante basear o planejamento estratégico em dados?

Conheça os detalhes dessa ferramenta e como a tecnologia e os dados proporcionam insights para tornar o planejamento ainda mais... Saiba mais