O ótimo é inimigo do bom

Dentro de uma organização, objetivos de projetos devem ser claros e factíveis para não torná-los inatingíveis. Lembramos assim do escritor e filósofo francês Voltaire, que disse: “o ótimo é o inimigo do bom”.

O ótimo significa a melhoria ou evolução do que já está bom; o bom é o que o que já existe e funciona ou atende em grande parte o que precisa ser entregue. Ao tentar chegar ao ótimo sempre, pode ser que nem o bom seja alcançado.

Trazendo esta abordagem ao ambiente de trabalho, projetos devem zelar pelo escopo proposto, sendo sempre claro e factível para todos os níveis; todos precisam saber que aquele projeto visa aprimorar determinado ponto, através de ferramentas e processos que serão entregues como resultado do projeto.

Há uma parcela de risco significativa quando o escopo começa a mudar, para tentar resolver vários fatores fora do esperado, que vão sendo identificados ao longo da execução. Ao buscar “o ótimo”, ou seja, o enquadramento dos novos fatores no escopo do projeto original, geralmente ocorrem três efeitos:

1. Aumento do tempo para sua conclusão;

2. Aumento da complexidade de execução (por consequência, dos riscos também);

3. Aumento dos custos diretamente envolvidos.

O projeto então corre risco de não obter êxito, uma vez que agora precisa atuar sobre fatores desconhecidos, sendo que antes as variáveis eram visíveis e conhecidas.

Se em um projeto se depara com esta situação, deve-se considerar:

1. Recapitular o escopo! Antes de aumentá-lo, identificar se a mudança é benéfica e factível e quais impactos serão causados.

2. Mudanças gradativas e sólidas são melhores do que uma única grande mudança.

3. Considerar que para mudar uma pedra de um lugar é necessário um homem. Para mudar um rochedo de um lugar será necessário muitos homens e muitas máquinas. Será que não vale quebrá-lo em pequenas pedras e ir mudando-o aos poucos?

[[[material-id-0|0ef5fe95-c51a-4c6d-99c1-e2f427099744]]]

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais

Market share: o que é, qual o cálculo e como aumentar o seu
Market share: o que é, qual o cálculo e como aumentar o seu

Neste post, vamos mostrar o que é market share, qual a sua importância e como calculá-lo, além de dar dicas... Saiba mais