Os prejuízos da falta de sincronização de dados e como resolver o problema

Uma pesquisa da AMR Research revela que, em média, 30% das transações entre indústria e varejo contêm dados incorretos. Outra pesquisa realizada pela Ernst & Young mostra que, devido a esta ineficiência na cadeia de abastecimento, as empresas perdem em média 3,5% das vendas todos os anos. Os dois estudos referem-se aos chamados dados mestres (master data), ou seja, dados cadastrais de produto como descrições, códigos, pesos e dimensões.

A falta de sincronização de dados entre varejo e indústria é atualmente um dos principais geradores de desperdício, ineficiência e falta de produtos nos pontos de venda. Este problema, consequente da inacuracidade de dados, é ainda mais evidente no Brasil, onde, apesar da tecnologia já ter mudado consideravelmente o comportamento do varejo e da indústria, ainda há muito a ser feito. Por aqui, mesmo grandes redes varejistas ainda utilizam processos manuais para sincronizar dados de produtos, o que, inevitavelmente, resulta em dados imprecisos.

Verifique se sua empresa enfrenta algum dos problemas abaixo:

· Falta de produtos nos pontos de venda

· Grande número de litígios entre comprador e fornecedor

· Atrasos de entrega, devoluções e cancelamento de pedidos

· Erros de recebimento e de faturamento

· Necessidade de manter catálogos duplicados

· Atraso na introdução de novos produtos

· Falta de conhecimento sobre descontinuidade de produtos

A Rede Global de Sincronização de Dados (GDSN) é uma poderosa ferramenta criada não apenas para resolver estes problemas, mas também gerar benefícios substanciais através da troca sincronizada e padronizada de dados de supply chain de forma segura entre comprador e fornecedor.

A sincronização global de dados (GDS) permite um único ponto de entrada dos dados mestres na cadeia de abastecimento e está baseada em três elementos principais: sincronização de dados, qualidade dos dados e classificação dos produtos. É a combinação destes três elementos que cria um ambiente poderoso para a sincronização segura e contínua.

A GDSN define normas, padrões e uma infra-estrutura que garante que todos os parceiros de negócio interligados a ela “falem a mesma língua”. Isso é viabilizado por meio de uma rede de data pools certificados que garantem a integridade e confidencialidade das informações e do utilizador. Os data pools são interligados ao registro global GS1, o repositório central de informações da GDSN que garante a unicidade dos itens e parceiros comerciais.

Utilizando um data pool global e certificado como o da NeoGrid, comprador e fornecedor utilizam uma linguagem comum e têm a possibilidade de negociar com parceiros de qualquer parte do globo, ampliando seu leque de oportunidades. Além, é claro, de usufruir dos benefícios proporcionados pela sincronização de dados, dos quais se destacam a redução de custos, maior eficiência operacional e aumento de vendas.

E então? Se a sua empresa pretende vender mais ou negociar globalmente em 2010, sincronize!

Modelo de funcionamento da Rede Global de Sincronização de Dados

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais