Planejamento de demanda e reposição colaborativa: Resultados surpreendentes em menos de dois anos!!

Para lidar e acompanhar seu crescimento em um ambiente complexo, desde a fabricação dos produtos até a venda para o cliente final, uma das maiores redes de cosméticos e perfumes do mundo detectou que precisava melhorar o nível do serviço ofertado às franquias, representantes e e-commerce, por meio de aumento da visibilidade dos processos em sua cadeia de suprimentos.

O cliente da NeoGrid escolheu uma das soluções oferecidas na suíte de Planejamento e Reposição que contempla: o planejamento em si, a previsão de demanda e reposição colaborativa da cadeia de suprimentos. A inteligência do software consegue provisionar a demanda de mais de um milhão de unidades além de calcular o estoque de segurança dinâmico para cada produto em cada loja, e modo que não falte e nem sobre estoque.

O projeto

Primeiro, foram implementados pilotos para garantir que o cliente estava pronto para o processo de colaboração entre o fabricante, os mais de cinquenta franqueados e cerca de mil lojas, — todos com um único objetivo: balancear estoques e aumentar o nível de serviço.

Outro objetivo importante era garantir a precisão do prognóstico, trabalhando com o nível dos estoques mais baixo em cada loja e com a premissa de não deixar faltar produtos, ou seja, estabelecer um estoque de segurança, calculado de acordo com a demanda.

A empresa trabalha com indicadores chaves como o MAPE (Mean Average Percentage) e o (Forecast Accuracy), para avaliar o rigor das previsões, o nível de estoque e as rupturas de estoque (stock-out). Com base nos resultados do piloto, as metas foram estabelecidas para atingir a redução do MAPE e do nível de estoque em 20%, a ruptura em 30%.

Com os objetivos estabelecidos, o software começa a analisar variáveis como o consenso da previsão de vendas; o inventário por dia; o consumo real para corrigir ou ajustar a previsão; o prazo de entrega de cada loja; o estoque de segurança dinâmico (que recomenda o estoque de segurança ideal para cada produto). A soma de todas estas informações, resulta na sugestão de reposição, que é o produto final da colaboração.

A inteligência do software, também monitora on-line e dá visibilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta para ver quais os produtos estão acima ou abaixo do nível de estoque de segurança e qual o nível de estoque mais alto ou mais baixo. Para isto, existem dois indicadores — IVD (Inventory Value Day— valor do estoque por dia), que mostra a quantidade de dinheiro parado em excessos de estoques, e o TVD (Throughput Value Day, valor de vendas por dia), que mostra a quantidade de dinheiro em risco em caso de ruptura de estoque, ou seja, as perdas de vendas.
Estes indicadores auxiliam as lojas no gerenciamento das demandas, evitando excessos e rupturas de estoques; portanto, ao invés de ter dinheiro parado em níveis de estoques muito altos, o cliente pode, por exemplo, investir inclusive na abertura de novas lojas.

Resultados
Após 21 meses, o cliente obteve 37 % de redução de ruptura de estoques . Assim, o projeto ajudou a aumentar as vendas em milhões de dólares em menos de dois anos. O nível de serviço aumentou também quatro pontos porcentuais. Houve ainda aumento da visibilidade e iniciou-se uma cultura de colaboração na cadeia de valores, transformando-a em colaborativa e com foco na vantagem competitiva. O cliente já está planejando uma extensão do projeto para mais lojas.

Lições aprendidas
De acordo o cliente, em primeiro lugar, a qualidade dos dados é essencial, incluindo histórico de vendas e posição de estoques.
Informações chaves precisam ser atribuídas e compartilhadas na organização para que a abordagem colaborativa seja aceita, evitando uma estratégia tradicional de pressão.

Os colaboradores das lojas e do varejo também precisam ser bem treinados, não apenas no início, mas durante toda a extensão do projeto, por causa da curva de aprendizagem e também da rotatividade dos colaboradores.

O processo deve ser concebido em conjunto pela indústria [fabricantes] e varejistas desde o piloto. É preciso também de profissionais de TI e de Supply Chain dedicados a tempo integral ao gerenciamento e a execução deste projeto.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais