Por dentro dos Projetos – A importância da Comunicação

Comunicação é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. Como disciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e jornalismo. Com outras palavras, é a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Dentro da cadeia de suprimentos e demanda a comunicação é encontrada de diversas formas, através da troca de dados (EDI – Electronic Data Interchange, VMI- Vendor Managed Inventory), através de colaboração interna (Budget Planning, S&OP – Sales & Operations Planning, DRP – Distribution Requirements Planning) e através de colaboração externa (CPFR – Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment), com objetivo de fortalecer sempre a relação “ganha-ganha”.

Na vida profissional e dentro dos projetos, a comunicação é fundamental para o sucesso. Divulgar as estratégias, os principais acontecimentos, as atividades diárias e os pontos de atenção de maneira correta, evitam desalinhamentos, conflitos e desconfianças. Em resumo, “jogar limpo” gerencia as expectativas de todos os envolvidos direta ou indiretamente.

Em um projeto, as principais atividades para uma comunicação de sucesso são:

  • Condução Objetiva: Durante todo o projeto, a objetividade auxilia no correto entendimento do que deve ser realizado. Seja objetivo ao falar e ao escrever!
  • Relacionamento: O relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam, portanto o bom relacionamento dentro de um projeto abre portas e acelera muitas atividades.
  • Envolvimento: O envolvimento das pessoas corretas aumenta o grau de interesse, comprometimento e torna a comunicação eficaz.
  • Reuniões Periódicas: Para cada uma das reuniões, diferentes pessoas, de diferentes cargos e com diferentes responsabilidades devem ser envolvidas com objetivo de maximizarmos as soluções, a transparência do trabalho e alinhamento com a estratégia global. Materiais de acompanhamento devem ser criados e divulgados para todos os participantes. Não deixe com que as atividades do dia-a-dia o atrapalhem na condução das reuniões e envolvimento das pessoas corretas.
  • Materiais de Apoio: Os materiais tornam a comunicação mais clara e objetiva. Para atingir o público que deseja, pense em um material útil e que faça parte do dia-a-dia destas pessoas. E-mails eletrônicos, monitores departamentais, veículos de intranet / internet, banners, treinamentos on-line, eventos e materiais promocionais podem e devem ser utilizados para aumentar o nível de conhecimento das pessoas para com o seu projeto.

A comunicação é um fator decisivo dentro de um projeto, da mesma maneira que também é decisivo no Marketing Pessoal. Todos desejam ser reconhecidos e recompensados, portanto faça com que suas realizações sejam percebidas.

Lembrem-se, um projeto de sucesso é um projeto conhecido!!

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais