Por que cada vez mais empresas  contratam software pela internet?

Você já pensou em contratar um software pela internet para a sua empresa, otimizando seu tempo, sem ter de agendar diversas reuniões com vendedores para entender o funcionamento da ferramenta? Sim, isso é possível com o e-commerce, setor que já é uma realidade no país também nas transações B2B (entre empresas) – veja post Comércio eletrônico: prático e seguro também para transações B2B.

As facilidades e a segurança das compras no comércio eletrônico possibilitam vantagens como ter acesso à versão trial antes de fazer o investimento. Isso favorece a realização de testes e, assim, certificar-se se a ferramenta atende aos pré-requisitos da sua companhia. Trocando em miúdos: processo de compra é bem mais simplificado e garante mais autonomia para sua decisão.

Conheça as três modalidades disponíveis para aquisição de software pela internet, segundo denominação feita pelo instituto de pesquisa Gartner:

  • Open Source: o sistema vem apenas com funções básicas e requer customização para atender às especificidades da sua empresa. Nessa modalidade, a companhia faz um download de código aberto e contrata um programador para a instalação e ajustes na solução.
  • On-Premises: nesse modelo, a empresa compra a licença do uso do software diretamente de uma desenvolvedora do mercado e necessita contratar um fornecedor para hospedagem e infraestrutura. Nesse caso, o fornecedor da solução possui um código de acesso para cada cliente.
  • SaaS (Software as a Service): a solução fica disponível pela internet e o pagamento é realizado de acordo com o serviço oferecido. O fornecedor do software fica responsável pela estrutura como os servidores, firewall para segurança da informação e também garante a conectividade. As vantagens disso estão em maior custo benefício, não havendo necessidade de pagar desenvolvimento, nova instalação ou migração para nova versão.

O comércio eletrônico de software igualmente tem se adequado às formas de pagamento que funcionem melhor para sua empresa. Permite ainda navegação segura, que possibilita a adquirir o software de acordo com a necessidade do seu negócio, em passos simples. Outra vantagem é oferecer suporte online durante a compra, para tirar suas dúvidas, de modo que a transação seja efetuada sem dor de cabeça.

Vale lembrar que as aquisições de software pela internet vão desde soluções mais simples até a ferramentas tecnológicas mais robustas e completas que permitem, por exemplo, dar visibilidade e melhorar a gestão de estoque, com vistas à redução da ruptura no varejo, por exemplo. Fique atento às oportunidades que o e-commerce B2B pode trazer para sua empresa. É uma alternativa cada vez mais prática, que otimiza seu tempo.

 

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Black friday 2021: tendências e o que esperar
Black friday 2021: tendências e o que esperar

A Black Friday 2021 promete quebrar recordes de vendas. Relembre o crescimento desta data e saiba o que esperar da... Saiba mais

Gestão de e-commerce: saiba por que é importante padronizar informações de produto
Gestão de e-commerce: saiba por que é importante padronizar informações de produto

Você sabe o que a padronização das informações de produto tem a ver com a gestão de e-commerce? Entenda quando... Saiba mais

Como a indústria pode facilitar a jornada de compra do consumidor
Como a indústria pode facilitar a jornada de compra do consumidor

Se a ideia é positivar vendas, a indústria também deve apostar no e-commerce para facilitar a jornada de compra do... Saiba mais

Entenda quais são as diferenças entre B2B e B2C no e-commerce
Entenda quais são as diferenças entre B2B e B2C no e-commerce

Existem barreiras que precisam ser consideradas na hora de definir entre a atuação B2B e B2C no e-commerce. Veja quais... Saiba mais

Por que sua empresa precisa investir em Trade Marketing Digital
Por que sua empresa precisa investir em Trade Marketing Digital

Já passou da hora de também ser inimaginável a manufatura não ter uma estratégia de trade marketing digital. Veja o... Saiba mais