Relação varejo x indústria

Por volta do século 20, teve início a relação entre indústria e varejo, e durante esses quase 100 anos, muitas coisas mudaram o formato dessa relação.

No início o mercado apresentava demanda reprimida para quase todos os produtos, logo, quase tudo que era ofertado seria rapidamente vendido. Baseado nesse cenário o poder da relação comercial ficava na mão da indústria, pois o varejo e o mercado iriam “consumir” tudo o que a indústria tivesse capacidade de produzir.

Com o passar do tempo e o aumento da competitividade entre os fabricantes, o foco começa a sair da produção e começa a cair sobre o preço final dos produtos para o consumidor. Como consequência, o varejo inicia uma grande batalha para conseguir vender sempre pelo menor preço para o consumidor e para isso era preciso conseguir comprar pelo menor preço das indústrias; assim tem início a formação das grandes cadeias varejistas, pois se o varejo compra mais, ele paga mais barato e consequentemente vende mais.

Na década de 1980, o problema da recessão econômica acabou transformando a inflação em um companheiro presente na mesa de todos os brasileiros. A desvalorização da moeda chegou a tal ponto que os produtos do supermercado, por exemplo, eram reajustados mais de uma vez ao dia, pois no dia seguinte o seu poder de compra já teria diminuído.

Outro fenômeno desta época foi a possibilidade de lucros financeiros para o varejo, onde o simples fato de ter o produto parado no estoque já representava ganhos financeiros, já que a cada dia que passava os seus estoques valiam mais. Como efeito colateral criou-se a falsa percepção que altos estoques significam altos ganhos.

Com a estabilização dos juros e aumento gradativo do poder das grandes cadeias varejistas, a relação entre a indústria e o varejo já não é mais a mesma, o varejo havia conseguido obter grandes grupos consolidados, e o poder da relação comercial estava agora igual para os dois lados.

Tendo esse cenário como base, podemos afirmar que obter boas relações comerciais com o varejo é fundamental para o sucesso de uma indústria, e com a implantação de ferramentas como VMI ou mesmo CPFR, é possível realizar uma gestão colaborativa entre todos os players, a fim de colocar tanto varejo, quanto indústria, alinhados e com objetivos em comum, diminuindo os atritos e otimizando os lucros.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais