Solução adequada de supply chain alavanca resultados do varejo e da indústria

Gerenciar as informações obtidas em todas etapas da cadeia de suprimentos (supply chain) não é tarefa das mais fáceis. Mas esse tem sido o caminho que a indústria e o varejo têm perseguido para alcançar a excelência operacional, ainda mais em tempos de desaceleração econômica. Empresas do setor estão buscando apoio na tecnologia especializada para aumentar a competitividade de seus negócios.

Por meio das soluções tecnológicas, é possível acompanhar de forma bastante eficiente os indicadores de performance da cadeia de suprimentos e tomar as ações necessárias para aumentar a lucratividade do varejo e da indústria. Veja como uma solução especializada em supply chain atua em três indicadores relevantes:

Indicador de ruptura: a alta taxa de falta de produto na gôndola ainda é uma pedra no sapato do varejo e da indústria. Ao acompanhar de maneira sistemática os relatórios gerados pelo software especializado é possível mapear com precisão quais os produtos mais consumidos, em qual período e em qual loja, atuando na prevenção para evitar a indisponibilidade do item no ponto de venda. Entre outras vantagens, o acesso a esses dados facilitará o estabelecimento de uma agenda otimizada com os fornecedores e compatível com o fluxo de compra da loja. Leia mais sobre esse indicador no post “Como melhorar o indicador de ruptura?”

Indicador de cobertura de estoque: possibilita saber com precisão em quanto tempo o seu estoque deixará de atender as vendas e a demanda dos consumidores. A solução ideal permite comparar seus dados com a média de mercado para ter mais assertividade nas decisões. Além disso, traz inteligência ao processo a partir da análise do histórico, medindo, por exemplo, a taxa de ruptura ou a falta de reposição em função de falhas de estoque virtual. O cuidado com esse indicador pode evitar que o consumidor troque de marca ou vá a outro ponto de venda, impactando negativamente sua rentabilidade. Desse modo, a tecnologia contribui para estabelecer ações preventivas evitando um impacto negativo nas vendas. O post “Porque acompanhar o indicador de cobertura de estoque é fundamental”, mostra todos os detalhes desse indicador.

Indicador de OSA (On Shelf Availability): novidade no Brasil, ele consolida outros indicadores para gerir melhor o estoque na cadeia de suprimentos, permitindo que indústrias, distribuidores e varejo não apenas monitorem, mas também compreendam as causas da falta de produto na gôndola. Essa consolidação, no entanto, só é possível por meio de uma solução especializada na cadeia de suprimentos. Uma das constatações fornecidas a partir dos dados OSA (On Shelf Availability), por exemplo, é a causa de indisponibilidade de produto na gôndola. Informações tão detalhadas como essa favorecem traçar ações pontuais no processo, aumentando a lucratividade. Saiba mais no post “Faltou produto na prateleira? Saiba como o OSA pode solucionar esse problema”

Para trabalhar adequadamente com os principais indicadores de performance da cadeia de suprimentos é fundamental contar com uma solução especializada, que atue como agente facilitador para gerar as informações necessárias e, assim, melhorar também o nível de serviço do varejo.

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?
Como a inteligência artificial tem revolucionado a cadeia de consumo?

Entenda o que podemos esperar do futuro da IA e como as aplicações dela nas empresas pode revolucionar a cadeia... Saiba mais

5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos
5 dicas para aproveitar o conceito ESG na cadeia de suprimentos

Conheça detalhes desse conceito que ganha cada vez mais espaço dentro das organizações. Saiba mais

Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos
Segurança da informação na troca de dados na cadeia de suprimentos

Saiba como a segurança na troca e compartilhamento de dados pode se converter em mais confiabilidade e bons negócios. Muito... Saiba mais

Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 
Como evitar perdas financeiras na cadeia de suprimentos? 

Ninguém gosta de perder dinheiro. Quando se fala em algo gigante e que funciona 24/7, como a supply chain, qualquer... Saiba mais

Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 
Nível de serviço logístico: o que é e por que o varejo deve acompanhar 

Dentre as várias métricas e indicadores que garantem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, o nível de serviço logístico... Saiba mais