Sucesso no gerenciamento de estoques requer visibilidade, controle e alinhamento de esforços

Segundo o Gartner, líder em pesquisas e consultoria de tecnologia da informação e supply chain, no mundo, obter sucesso na gestão de estoques é o resultado da orquestração de um equilíbrio entre a oferta, a demanda e as redes de produtos. Uma pesquisa fornece introspecções sobre as necessidades mais importantes que permitem aos líderes da cadeia de suprimentos, alcançar o balanceamento eficiente dos estoques.

1. Alguns números

Estoques representam 80% ou mais do capital de giro líquido na maioria das indústrias, de acordo com o Gartner. Para muitos varejistas, valor do estoque excede o capital de giro líquido, devido ao déficit nas contas a receber. Por consequência, o giro de estoques é um indicador chave de operações aos olhos dos analistas financeiros. Em uma pesquisa Gartner em 2012 com 56 empresas, 20% das empresas respondentes caracterizaram estoques como um inventário de ativos de curto prazo que poderiam ajustar para o aumento do fluxo de caixa.

2. Principais desafios

• As expectativas da gerência e dos investidores para terem um fluxo de caixa alto e capital de giro eficiente, restringe a quantidade de estoques que as organizações podem usar para otimizar a operação da cadeia de suprimentos e os níveis de serviço ao cliente.
• O crescimento global do mercado, os comportamentos de compra dos consumidores e a incerteza financeira têm alterado os padrões históricos da demanda e aumentaram a volatilidade.
• A inovação aumentou a complexidade dos portfólios de produtos, acionando mais volatilidade da demanda e um maior mix de produtos, aumentando os padrões exigidos de estoques.

3. Recomendações

É recomendado aos líderes de Supply Chain, que:

• Tenham visibilidade dos estoques suficiente para apoiar decisões operacionais e melhorar o gerenciamento de itens de baixa rotatividade e obsoletos.
• Estabeleçam controle sobre estoques por meio da implementação de processos e ferramentas que suportam as decisões da cadeia de suprimentos, incluindo reposição, de estoques, programação de produção e compromissos de matérias-primas.
• Alinhem os esforços de otimização de estoques com um roteiro de melhoria da cadeia de suprimentos, em paralelo com as etapas de maturidade da cadeia de valores orientada pela demanda (demand-driven value network-DDVN).

Esses artigos podem completar essa leitura

Ver todos conteúdos
Como vender mais usando a metologia de SPIN Selling?
Como vender mais usando a metologia de SPIN Selling?

Saiba mais sobre a técnica SPIN Selling e como ela pode transformar os resultados do seu time de vendas Saiba mais

5 dicas para a indústria aumentar as vendas usando dados de sell-out
5 dicas para a indústria aumentar as vendas usando dados de sell-out

Por que usar dados de sell-out para aumentar as vendas garante mais lucratividade em um mercado em constante transformação Saiba mais

O que é Joint Business Plan (JBP) e como ele otimiza a relação indústria e varejo?
O que é Joint Business Plan (JBP) e como ele otimiza a relação indústria e varejo?

Entenda como funciona o Joint Business Plan (JBP) e o seu impacto para fortalecer uma parceria estratégica entre indústria e... Saiba mais

Como a indústria pode utilizar tecnologia para inteligência de mercado?
Como a indústria pode utilizar tecnologia para inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é fundamental para melhorar vendas e aumentar a lucratividade. O bom uso da tecnologia garante resultados... Saiba mais

Experiência do consumidor: por que se tornou tão importante?
Experiência do consumidor: por que se tornou tão importante?

Entenda por que é tão importante investir em uma experiência que vá além de um simples atendimento para atingir clientes... Saiba mais